Nosso colégio

O Colégio Saloni foi fundado em 1980 pela família Saloni em homenagem ao farmacêutico, entusiasta e precursor da família na cidade de São José dos Campos, Carlos Saloni.

Além de fundar e administrar a Farmácia Saloni, localizada na Rua XV, Carlos Saloni foi um dos fundadores e secretário da primeira diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos em 1943. Pertenceu à Associação Comercial e Industrial, à Associação Esportiva São José e teve participação muito ativa na construção da Santa Casa de São José, onde chegou a ser farmacêutico.

Em sua homenagem, o posto de saúde da Vila Maria e uma rua do Jardim Santa Inês, ambos em São José dos Campos, receberam seu nome, assim como o Colégio Saloni que foi fundado por suas netas e recebeu na época o nome de Escola Carlos Saloni.

Carlos Saloni valorizou como poucos a Educação. Achava-a fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Ele contribuiu para a fundação de vários estabelecimentos de ensino em nossa cidade. E com essa mesma paixão pelo conhecimento e pela educação trilhamos nosso caminho até aqui.

NOSSOS VALORES

Em mais de 40 anos de história, o Colégio Saloni acredita que educar vai além de transmitir conhecimento, visa desenvolver competências, habilidades, e acima de tudo, cultivar valores, sempre aliados à qualidade pedagógica.

A educação requer flexibilidade e adaptação às novas realidades. Um currículo sólido, material didático de excelência e uma equipe de professores qualificados e estimulados garantem uma base sólida de conhecimento, habilidades acadêmicas e pensamento crítico, preparando os estudantes para o futuro.

NOSSA METODOLOGIA

O Colégio Saloni é reconhecido por sua abordagem de ensino única, que combina diversos métodos para criar um ambiente de aprendizado personalizado, rico e diversificado para os alunos. Nossa metodologia de ensino é centrada na ideia de que a educação deve ser projetada de acordo com as necessidades de cada aluno, ao invés de se ater a uma única forma de ensino.

Adotamos uma abordagem pedagógica multifacetada que combina o método tradicional, a perspectiva socioconstrutivista e o método globalizado. Ao fazer isso, nos empenhamos em oferecer uma educação equilibrada, que permita aos alunos alcançar seu pleno potencial em um ambiente que valoriza tanto a individualidade quanto a interação social.

Nossa metodologia inicia-se com a base do método tradicional, que assegura uma estrutura sólida de conhecimentos essenciais. Dessa forma, os alunos recebem instrução direta nas áreas fundamentais do currículo escolar, como matemática, ciências, linguagens, história e geografia.

Entretanto, entendemos que a aprendizagem é mais do que apenas absorver informações. Por isso, incorporamos o método socioconstrutivista à nossa prática de ensino. Inspirados por teóricos como Vygotsky e Piaget, reconhecemos que os alunos aprendem melhor quando interagem ativamente com o ambiente e os colegas. Para isso, promovemos atividades de grupo, projetos educacionais e a resolução de problemas do mundo real, que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e as habilidades socioemocionais.

O método globalizado, por sua vez, é a pedra angular de nossa metodologia. Acreditamos que cada aluno é único e, portanto, incorporamos várias abordagens de ensino para atender às suas necessidades individuais. Utilizamos as melhores práticas de diversas metodologias, como projetos construtivistas, que incentivam os alunos a construir seu próprio conhecimento por meio da experiência prática, e o método Montessori na matemática, por meio dos materiais dourados, que auxiliam na compreensão dos conceitos matemáticos de maneira concreta e lúdica.

Nosso compromisso é proporcionar uma abordagem de ensino tradicional e adaptativa, que prepare nossos alunos para os desafios do século 21, promovendo a autonomia, a curiosidade, a criatividade e o respeito pelo ritmo de aprendizado de cada um.

MATERIAL DIDÁTICO - SAS

Adotamos o Sistema Ari de Sá (SAS) da Educação Infantil ao Fundamental II. O SAS é um dos sistemas de ensino mais respeitados no Brasil. Seu material didático é de alta qualidade, desenvolvido por uma equipe de profissionais experientes em educação e produzido com base em métodos pedagógicos modernos e eficazes.

Os materiais do SAS são organizados de maneira a estimular o raciocínio crítico, a resolução de problemas e a aprendizagem significativa. Além dos conteúdos básicos, eles incorporam questões atuais, como educação ambiental, tecnologia e cidadania. Além disso, possuem recursos visuais atrativos e conteúdos interativos que envolvem e motivam os alunos.

Em termos de aplicação, o material didático do SAS é bastante versátil. Ele se adapta a diferentes estilos de ensino e atende tanto alunos que precisam de reforço quanto aqueles que buscam desafios extras. Além disso, é acompanhado de um sistema de avaliação robusto que permite acompanhar o progresso dos alunos e identificar áreas de melhoria.